Certamente você já deve ter ouvido algum amigo ou familiar falar sobre o sonho de ter o carro próprio, certo?
E talvez, nessa mesma roda de conversa, surgiu o questionamento: Será que vale a pena comprar um carro?
Se você, ou aquele amigo ou familiar ainda estão em dúvida, a gente ajuda mostrando quais são as vantagens, hoje em dia, de comprar um carro.
Não tem como começar a falar sobre vantagens de comprar um carro, sem citar a mobilidade.
Com o carro próprio, você tem a autonomia de ir para onde quiser no momento em que bem entender, evitando os inconvenientes de esperar ônibus debaixo de chuva, ou, depender da disponibilidade do taxista, por exemplo.
Ter o próprio carro é sinônimo de conforto
Além de ficar sentado, no maior conforto, você poderá escolher a temperatura do ar-condicionado, trocar a conversa de desconhecidos e a lotação dos ônibus por uma boa música, e ainda apreciar com calma o que tem de bonito e novo no caminho a ser percorrido.
Com toda a certeza, a sua vida ficará mais prática.
Dentro do carro, você pode deixar os livros que irá ler em momentos livres, as roupas e o tênis para a academia na volta do trabalho e até a cadeira de praia.
Vai que sobra um tempinho para aquela esticadinha na praia, né?
Lazer e segurança
Se você tem filhos pequenos ou pais idosos e prefere que eles não usem transporte coletivo ou carros de aplicativo, ter um carro próprio pode realmente ser a opção mais segura e confortável.
Quem é pai, sabe o quanto é gratificante levar e buscar as crianças na escola.
Com o carro próprio você poderá fazer isso com segurança e conforto, e, quem sabe, até oferecer carona para um amiguinho que mora perto, dividindo com os pais os custos da gasolina.
Quem ainda não tem filhos, enfrenta o perrengue da volta da balada na madrugada.
As linhas de ônibus são reduzidas no período da noite, e para não perder a condução, sempre tem aquele que precisa abandonar os amigos e a festa mais cedo.
Caso contrário, vai ter que gastar dinheiro com a corrida de táxi ou aplicativo.
*Só não esqueça que o motorista da rodada só fica na água, heim?
E aí, chegamos num outro ponto: a segurança.
Convenhamos que não é nem um pouco seguro ficar esperando ônibus sozinho durante a madrugada.
Além disso, não conhecer o motorista que fará a corrida – no caso de táxi ou aplicativo – gera uma certa apreensão.
E o custo de ter o carro próprio?
A gente vive tentando organizar as finanças.
Quase sempre no fim do mês, com o bolso praticamente vazio, vem a pergunta: “Pra onde foi o meu dinheiro?”.
A resposta é: alimentação, moradia e transporte.
Segundo dados divulgados em fevereiro de 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro tem praticamente o mesmo gasto com transporte e alimentação todos os meses.
Juntos, os dois ocupam quase 40% da renda dos brasileiros, podendo sofrer variação de estado para estado.
Diante disso, se você está querendo economizar e não tem como cortar custos de alimentação, talvez seja a hora de pensar em comprar um carro.
A gente explica
Mesmo somando os gastos de um carro próprio, muitas vezes usar um carro de aplicativo acaba saindo muito mais caro.
O quilômetro rodado de um Uber ou táxi, por exemplo, é mais caro do que o combustível, e aí, se você roda muitos quilômetros todos os meses, essa diferença vai pesar no bolso.
Faça a conta
Com o carro próprio, o valor gasto com combustível mensalmente varia conforme o preço da gasolina ou etanol e a quantidade de quilômetros rodados.
Você pode fazer o cálculo.
Descubra a quilometragem percorrida durante o mês, divida pelo consumo de combustível e depois multiplique pelo valor do litro de combustível.
Exemplo: Supondo que você percorra 600 quilômetros por mês e o consumo médio do seu carro é de 10 quilômetros por litro, o seu consumo mensal será de 60 litros.
Considerando o preço da gasolina em R$ 4,70 (preço alto que chegou a ser cobrado no início de 2020) o seu custo total com combustível por mês seria de R$ 282,00.
Se ainda tem dúvida sobre qual é o melhor transporte para você, existem ferramentas gratuitas na internet, como a calculadora comparativa do portal ValorInveste, que ajuda a mostrar os gastos que você teria com o carro próprio ou com carros de aplicativo e táxis.